O CANTO DO OURIÇO

terça-feira, outubro 17, 2006

GREVE DE PROFESSORES


17 E 18 DE OUTUBRO
GREVE NACIONAL
DOS PROFESSORES E EDUCADORES

O projecto do ME assenta em quatro aspectos essenciais:

- Atribuição de “Regular”: avaliação positiva de maior intervalo (2 valores) que poderá ser atribuída a um docente com desempenho excelente que tenha adoecido 10 dias num ano. Faz perder o tempo de serviço avaliado (2 anos).
- “Categoria de titular”: ao concentrar, nos 3 escalões de topo, um conjunto específico de funções, o ME justifica a criação de uma categoria superior. Na verdade, pretende apenas limitar o acesso da esmagadora maioria dos docentes aos escalões de topo, estagnando os professores no actual 7º escalão ou naqueles em que se encontrem, se já estiverem em escalão superior.


- “Aumento dos horários de trabalho”: para promover o desemprego dos actuais contratados e criar um quadro de supranumerários para que serão transferidos milhares de docentes dos quadros.

- “Quotas de avaliação”: para impedir, administrativamente, que docentes com desempenho de grande mérito o vejam reconhecido.
Mas será que uma greve de dois dias, antes de uma ronda de negociações ( quinta-feira), é benefico?
Bem sei que com este governo é difícil negociar, para a opinião pública só passa que não queremos trabalhar. Mais valia, no fim da ronda se não ouvesse cedências, por parte do ministério então sim uma greve geral com todos os professores, mas sem os 102 que aparecem sempre nesta altura.

4 Comments:

  • At 17/10/06 12:06, Blogger Artur Coelho said…

    E a alternativa é...? Votar noutros quando for tarde demais?

     
  • At 18/10/06 11:00, Blogger Alberto Cordeiro said…

    Não, greves com todos os professores, mas aquando da negociação com o ministério. Mas apetece-me dizer que quem votou neste governo merece o que tem.

     
  • At 18/10/06 17:11, Anonymous Anónimo said…

    Greve sim! Houve reunião dia 12 e o ME continuou a não negociar...ideia do ME fazer com que as pessoas pensem como tu, que estamos a meio de negociações. Quando todos sabemos que o ME não tem vontade de negociar coisa nenhuma.

    Bjokas

    livre

     
  • At 19/10/06 12:11, Blogger Artur Coelho said…

    Como o meu voto vai para o BE, isso não me atinge. As alterações ao nosso estatuto são profundas, e a longo prazo. Não são traváveis, mas são abrandáveis e alteráveis, se nos dermos ao trabalho d ebater o pé.

     

Enviar um comentário

<< Home