O CANTO DO OURIÇO

terça-feira, novembro 20, 2007

DIAS DO AVESSO

Os dias devem andar mesmo do avesso. Ontem a ouvir na Antena 1 o programa (se assim se pode chamar) OS DIAS DO AVESSO, com Eduardo Sá e Isabel Stilwell, fiquei pasmado. Os dois a defenderem os professores contra as crianças (claro com 16-17 anos), sobre o mau comportamento e falta de educação. Verdade seja dita, quem apontava o dedo as ditas crianças e pais era a Isabel Stilwell. Eduardo Sá ( o psicólogo, que tanto gosto de ouvir, quando está calado) ainda tentou desculpar as crianças e dizer que os professores têm de dar educação aos alunos e que também têm culpa. Mas lá concordou, a muito custo, digo eu, que as famílias também tinham culpa desta falta de respeito e mal- criação que se verifica nas camadas mais jovens da nossa pobre sociedade.
Mas será que ninguém ainda viu que a escola é um complemento, no que toca a educação, e que é um sítio de aprendizagens académicas. Já pensaram que os professores não serão todos bem educados e que muito possívelmente não têm o mesmo método de dar educação, própriamente dita, que os pais das crianças. E se os pais não conseguem dar a sua educação, será o professor a conseguir. Só se for por artes mágicas. (VIVA O HARRY POTTER!!!)

4 Comments:

  • At 20/11/07 20:17, Blogger Artur Coelho said…

    Na nossa sociedade medio-dependente, em que a cultura mediática em que estamos emersos, especialmente a digital, condiciona e transforma as nossas propriedades cognitivas, a escola enquanto a instituição que é é um puro anacronismo. A lógica alfabética sobre a qual se baseia a escola é um resquício de da sociedade industrial. A nova sociedade da informação, da qual estamos a viver os momentos de nascensa, não depende de conhecimentos memorizados, mas sim de competências de actuação, algo que a escola, ainda baseada em programas estanques e aprendizagens pré-definidas cada vez menos consegue responder.

     
  • At 22/11/07 11:59, Blogger Miguel Termentina said…

    só mesmo com artes mágicas, ou então com muita paciência (a julgar pelo comentário do Senhor Inter)

     
  • At 22/11/07 12:39, Blogger Artur Coelho said…

    paciência ou inteligência...? é que a segunda coisa não abunda no sistema educativo...

     
  • At 14/4/10 16:23, Anonymous Anónimo said…

    Este, é o mesmo Eduardo Sá que emitiu um parecer, a pedido do pai de uma criança, sem sequer a ver, o que levou um juíz a internar esta num lar, retirando-a à mãe, num acto d3e extrema atrocidade?

     

Enviar um comentário

<< Home