O CANTO DO OURIÇO

sexta-feira, novembro 11, 2005

SEM PALAVRAS!!!

LENDA DE SÃO MARTINHO

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

DIA DE SÃO MARTINHO

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro.Neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo. A tradição manda que o dia de S. Martinho se festeje com castanhas, água-pé (para os mais crescidos), uma fogueira para saltar (quem quiser) e bom convívio.

Lenda de S. Martinho: O Dia de S. Martinho faz-nos lembrar a sua lenda. Não a conheces? Ora lê. O "Verão" de S. Martinho também é conhecido por "Verão dos Marmelos".

Magusto: É a festa em que se assam as castanhas (que se recolhem nesta altura) e se convive. Tem a ver com o momento em que, depois da vindimas, nos meses de Setembro e Outubro, o vinho está pronto e se prova.
Dois provérbios: - No dia de S. Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho. ou- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho. - No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

Assar castanhas: Como se preparam as castanhas para assar?- Molham-se (não tem que ser, mas ajuda a que o sal agarre).- Dá-se um golpe em cada uma (retalhar).- Põe-se sal.- Põe-se um pouco de erva-doce (dá um sabor muito bom).- Põem-se dentro do fogareiro (ou num tabuleiro no forno, ou no calor de uma fogueira). Quanto tempo demoram as castanhas a assar?Um quarto de hora, aproximadamente.

A castanha: A castanha é um fruto que vem de uma árvore: o castanheiro. Um conjunto de castanheiros chama-se souto. No norte de Portugal é que os castanheiros se dão melhor, e é de lá que vêm as castanhas para vender no País todo. A castanha está na árvore protegida por uma bola cheia de picos que se chama "ouriço". Quando chega o Outono, o ouriço abre e deixa cair a castanha no chão. Antes de a batata chegar à Europa e se espalhar por todo o lado (séc. XVII), a castanha era a base da alimentação, especialmente no campo. Pode cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa com ela, doce, etc.

segunda-feira, novembro 07, 2005

HARRY POTTER


Já acabei de ler mais um exemplar da bela saga de J.K.Rowling. Já sei o que estão a pensar, que isto é para putos. Mas eu sou um puto só que um pouco mais velho. Mas este foi um dos piores livro desta saga. Não gostei do final, acabou por não haver confronto directo entre as principais personagens e ainda por isso Dumbledore morre no final. Está bem que ele já era velhote mas coitado podia ser morto só no último livro. O que me pareceu foi que este livro foi apenas para fazer uma ligação para o último e nada mais. Mas mesmo assim é sempre bom ler um livro para crianças...