O CANTO DO OURIÇO

terça-feira, maio 02, 2006

ATENÇÃO MOTOCICLISTAS...

Motociclos envolvidos em dois a quatro acidentes por diaDois a quatro acidentes com veículos de duas rodas, que provocam mortos ou feridos graves, têm ocorrido em média diariamente desde o início do ano, disse hoje à Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

Na Operação Primavera da BT/GNR, que decorreu de sexta-feira a segunda-feira, foram registados 34 acidentes que envolveram veículos de duas rodas, dos quais resultaram 10 mortos.
O total de acidentes foi de 863 e o de vítimas mortais de 15.
«Dois terços das vítimas mortais registadas na Operação Primavera resultaram de acidentes que envolveram veículos de duas rodas, números que são muito preocupantes», disse à Lusa o major Lourenço da Silva.

Os acidentes tiveram a intervenção de veículos de duas rodas, mas não quer dizer, segundo o militar da GNR, «que estes tenham sido os culpados dos mesmos».

Para o major Lourenço da Silva, esta situação deve-se em muito à «falta de preparação e alguma imprudência dos condutores e à alta velocidade praticada» dos motociclos, sendo necessário «aumentar a vigilância, a presença de elementos da BT nas estradas».
Falta de prática, de experiência, formação pouco profunda (ensino) e falta de acompanhamento, nomeadamente através de cursos de condução avançada são alguns dos aspectos apontados por Lourenço da Silva para o envolvimento de veículos de duas rodas em acidentes.

Os motociclos são veículos utilizados sazonalmente e é habitual o seu número aumentar no Verão o que pode agravar a situação de sinistralidade.

«A tendência é para piorar já que o número de veículos vai aumentar com a chegada do Verão. A sinistralidade registada nestes quatro dias têm tendência para subir», disse.
Segundo o militar, a GNR tem previsto aumentar a presença de patrulhas de motociclos nas estradas.
«Não há outro caminho. Só com patrulhas de motociclos os conseguimos travar», disse.
Segundo o Jornal de Notícias, em 2005 as vítimas mortais de veículos de duas rodas representaram 27,4% do total dos mortos causados por acidentes, sendo a faixa etária mais atingida os 20-24 anos (12,8%).
A elevada sinistralidade com veículos de duas rodas levou o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, a marcar uma reunião com responsáveis da GNR.
Diário Digital / Lusa