O CANTO DO OURIÇO

sexta-feira, outubro 06, 2006

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES

"Trocaram o feriado em dia de sol por uma marcha de protesto que durou quase três horas."

Vinte mil professores e educadores de todo o País aprovaram ontem, em Lisboa, a marcação de uma greve para os dias 17 e 18, se o Ministério da Educação (ME) não der “provas inequívocas de estar disposto a negociar e não recuar nas suas imposições”.

Então caros leitores, parece que os professores não aproveitam as greves e os feriados para ir ao SHOPPING. Aqui está uma grande lição a todos os que acham que os professores não são unidos. Pois eu acho que são cada vez mais, apesar de se ter de chegar a um ponto em que são todos afectados. Mas pode ser que apartir de agora os professores passem a ser mais solidários com os outros e com eles mesmo. Tenho pena de não ter ido a esta Manifestação, pois a minha ouricinha não deixou. Parabéns a todos os que lá estiveram.





terça-feira, outubro 03, 2006

AS 4 FASES DO ENSINO EM PORTUGAL

1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.

2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.

3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.

4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco (quase certo) de chumbar...